sábado, 22 de dezembro de 2012

Sammis Reachers - Retrospectiva 2012


Retrospectiva 2012

Chegamos ao fim de mais um ano, e pela primeira vez, resolvi fazer uma breve retrospectiva das atividades e conquistas do ano que finda.

Bem, já em janeiro inaugurei o blog Mar Ocidental, destinado à divulgação de poesia (com ênfase na grande poesia secular, mas também com amplo espaço para a poesia cristã/evangélica). E ainda prosa, ensaio, crônica e filosofia. Nestes quase um ano de atividades, foram muitos os grandes nomes da Literatura mundial ali publicados, além de textos próprios e dos colaboradores Rui Miguel Duarte e J.T. Parreira.

No mesmo mês de janeiro, publiquei meu livro CONTÉM: ARMAS PESADAS, um livro experimental, onde, tendo por pano de fundo uma história épica/noir/rocambolesca envolvendo um cientista evangélico e uma assassina internacional, e um plano para eliminar as plantações de coca, através de uma cultivar transgênica da planta (espécie de cavalo de Tróia), pude realizar amplas experiências de hipertexto e hiperliteratura, e ainda experiências com a ampliação do conceito de Livro, ao inserir dois capítulos do livro de forma exterior ao mesmo, só sendo acessíveis através da localização de links no corpo do livro, que remetiam a questões a serem respondidas e eventual acesso aos capítulos 'secretos', num blog criado especialmente para isso.

Em fevereiro concedi uma entrevista para o Selmo Vasconcellos, grande escritor e ativista cultural de Rondônia, e que tem feito um magnífico trabalho de promoção da literatura e das artes através de seu ativismo online, e de sua coluna no Jornal Alto Madeira, de Porto Velho - RO.

No mesmo fevereiro, editei e publiquei o pequenino e-book LIBERDADE PARA OS PÁSSAROS: 10 poemas contra o comércio e o encarceramento de pássaros, com textos do querido poeta Antônio Costta, e algumas ilustrações que fiz para a obra. O trabalho ficou muito bonito, e no site Scribd já conta com mais de 7.000 leituras.

Em maio, editei e publiquei o excelente livro Falando Entre Vós Com Salmos, do nosso poeta maior, J.T.Parreira. São 25 poemas, que cobrem os cânticos davídicos, dentro de um projeto maior do poeta, que visa transcriar poeticamente todos os 150 salmos bíblicos.

No mesmo mês, publicamos outro excelente livro com a poesia de J.T.Parreira, Quando eu era menino lia o Salmo oitavo, onde, em 29 poemas, o vate português dá provas de seu dom de ampliar, ou melhor dito, alar as palavras, trabalhando os temas bíblicos, reafirmando poeticamente sua transcendência divina, ao re-capturar e re-vestir o que eu chamaria de seu élan (ímpeto, vigor) devocional.

Em julho, publiquei aquele que acredito ser meu melhor livro autoral até aqui, Poemas da Guerra de Inverno. Metade do livro é dedicada a poemas inspirados na Segunda Guerra Mundial. A outra metade é inspirada em diversas guerras e situações de conflito ao redor da história.

Ainda em julho, tive o prazer de editar o livro do poeta lusitano Rui Miguel Duarte, Extensão dos Lábios. A riqueza imagética e reflexiva da poesia de Rui, sua habilidade de transitar com leveza das temáticas cristãs às clássicas, passando pela poesia do cotidiano, somadas ao seu perfeito domínio das linguagens vernacular e poiética, estão regiamente representadas nas 67 páginas deste excelente livro.

Em agosto, publiquei a Breve Antologia da Poesia Cristã Universal, meu principal trabalho como antologista até aqui, e creio que minha maior contribuição à nossa bibliografia. As 235 páginas deste livro congregam textos de 110 autores, nomes capitais de suas literaturas nacionais. Pode-se dizer, grosso modo, que este livro inicia-se em Aurélio Prudêncio, primeiro grande poeta da cristandade, indo até Ernesto Cardenal, talvez o mais importante poeta vivo da Latinoamérica. Os textos avançam desde os primórdios da poesia cristã latina, passando por versos de pais da igreja, das três maiores epopeias cristãs (A Divina Comédia, a Jerusalém Libertada e o Paraíso Perdido), e indo a períodos em que a poesia do cristianismo atingiu alguns de seus ápices, como por exemplo durante o Siglo de Oro espanhol, com os metafísicos ingleses, e na poesia cristã francesa do século XX.

Em dezembro, publiquei o livro A Poesia do Natal - Antologia de poemas natalinos. Nas 213 páginas desta antologia, busquei reunir o melhor do que nossos poetas escreveram sobre o Natal de Cristo, dando amplo destaque ao resgate de muitos de nossos antigos vates. E claro, muita poesia de nomes consagrados como Mário Barreto França, Myrtes Mathias, Gióia Júnior, Stela Câmara Dubois, Joanyr de Oliveira e muitos outros.

Por fim, agora em fins de dezembro, tive a honra de receber a distinção de Blogueiro do Ano de 2012, conferida pela Academia de Blogueiros Evangélicos e a Associação de Blogueiros Cristãos, que têm à frente o nosso querido João Cruzué.

Tenho ainda (ou já) 34 anos, mas creio que, literariamente, não haverá em minha vida ano como 2012, pois foi um ano excepcional, pela quantidade e qualidade dos livros dados ao mundo, seja como autor, antologista ou editor. 

Outra iniciativa a que me dedico, as bibliotecas virtuais de recursos gratuitos, continua a todo vapor: a Biblioteca Virtual Letras Santas, no site 4Shared, recebeu muitos aportes durante este ano, e já conta com exatos 834 itens, no momento em que escrevo este texto. No site Scribd, criei também este ano duas bibliotecas virtuais: A Biblioteca Missionária Veredas, totalmente especializada em missões/evangezação, atualmente com 64 itens para leitura online ou download, entre livros, estudos, apostilas e diversos modelos de folhetos evangelísticos, prontos para serem impressos e distribuídos!
No mesmo site, criamos a Biblioteca Tráfico Humano, onde reunimos documentos e materiais sobre o tema do tráfico de pessoas, em três línguas: português, inglês e espanhol. Embora recente,  já é a maior pasta no Scribd sobre o tema, contando também com 64 itens até aqui.

Claro, mantive firme o trabalho nos demais blogs, notadamente nos blogs missionários Veredas Missionárias e Equattoria. Além dos blogs, a página do Veredas no Facebook tem sido uma rica fonte de informação missionária, onde repercuto diariamente bastante informação. 

Missões e Literatura/Poesia são os dois principais focos de minha atuação enquanto blogueiro, ou melhor, enquanto curador do conhecimento, pois é isso que faço, uma curadoria, encontrando, selecionando, moldando, filtrando e redistribuindo informação, através de mais de 12 blogs, redes sociais, bibliotecas virtuais e e-mail. 

Poderia ser um autor de um único blog, compartilhando apenas meus textos e opiniões, mas prefiro fazer o que faço, eu amo isso, meu amor de infância por enciclopédias e pelo Conhecimento, era já Deus me moldando para fazer o que faço, e encaro tudo isso como um verdadeiro e pleno ministério. 

Ao Senhor seja dada toda a glória, pois Ele tem sempre me direcionado, animado, suprido e capacitado para o trabalho.

Para 2013 tenho alguns projetos em mente, mas confesso que há um certo cansaço mental instalado. Mas já passei por isso, e no tempo certo Deus dá o start e eu vou avante.

Se você tem sido auxiliado, se tem apreciado de alguma maneira meu humilde trabalho, rogo por suas orações, por direção, capacitação e ânimo para continuar militando. E conte sempre comigo no que eu puder lhe ajudar.

Que o Senhor lhes abençoe e guarde em Cristo Jesus!

Seu conservo,

Sammis Reachers

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...